Como emagrecer com Pilates

Se enganou quem achou que Pilates era uma moda passageira, na verdade, parece que ele não vai sair de cena tão cedo. E isso, dentre outras coisas, por ser uma prática das mais democráticas, já que não limita idade e nem condicionamento.

Para quem não sabe, Pilates é como se chama um método de exercícios que reúne fortalecimento e flexibilidade, tendo como base a concentração, controle, respiração e movimentos fluidos.

Contudo, como Pilates é uma atividade de baixo impacto, em que não se sua tanto, é comum as pessoas acharem que não faz muito efeito e, principalmente, não emagrece.

Na verdade, é preciso saber que emagrecer não é o principal objetivo do Pilates, até pelo seu baixo gasto calórico, embora, ele é ótimo para definir o corpo todo.

Por outro lado, se juntarmos definição à uma alimentação equilibrada e mais atividades aeróbicas, com certeza, o resultado será um emagrecimento saudável, e com definição, ainda mais se você usar uma “ajudinha extra”, o Detona Gordura funciona para fazer você queimar gordura mais rápido ainda quando estiver fazendo pilates.

E mais, Pilates oferece uma infinidade de benefícios em suas sessões, desde o fortalecimento muscular, até o alinhamento da coluna vertebral, resultando em uma melhora na postura, equilíbrio e flexibilidade, sem comprometer as articulações.

E não podemos esquecer que o Pilates, também, ajuda na respiração, concentração, controle mental, coordenação e consciência corporal.

E a coisa não para por aí, já que, comprovadamente, o pilates pode reduzir a pressão e consequentemente diminuir os riscos de AVC.

Como funciona o Pilates

Para estimular os músculos muito profundos do corpo, os exercícios do Pilates são realizados através de uma expiração forçada, como se estivesse ativando de dentro para fora.

São feitos estímulos isométricos, os quais exigem de uma região sem precisar de movimentos, reforçando a mobilidade, força e principalmente, foco e concentração.

Cada aula, inclusive, deve ser feita com o abdômen contraído a tempo todo.

Como são as sessões de pilates

Cada sessão de Pilates pode ser individual ou coletiva, sempre com a supervisão de um instrutor, que vai avaliar cada necessidade dos alunos, individualmente, ministrando os exercícios voltados para cada uma.

Cabe ao professor monitorar sempre a postura de execução e a respiração, que podem facilitar os muitos movimentos realizados nos aparelhos de pilates, que são:

  • Cadillac,
  • Reformer,
  • Chair,
  • Lader Barrel

Cada sessão é composta, basicamente, por três momentos:

  • Aquecimento: é a primeira parte da aula, quando o aluno precisa fazer um aquecimento e alongamento dos músculos, com exercícios preparatórios.
  • Principal:após o aquecimento, o aluno vai executar os exercícios específicos, de acordo com suas necessidades e limitações.
  • Encerramento:é a última etapa da sessão, cujo objetivo é melhorar a consciência corporal, com o aluno tendo que prestar atenção na sua respiração, procurando relaxar corpo e mente.

É preciso entender que para emagrecer, principalmente, de forma definitiva,  é preciso muito mais do que perder peso, é necessário criar novos hábitos, abandonar os ruins e investir em uma vida mais saudável, e o Pilates pode ser de enorme ajuda nesse sentido.